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26 Dicas de como ganhar seus primeiros 1000 seguidores no Instagram

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como ganhar seguidores no instagram

Conseguir seus primeiros seguidores no Instagram parece uma tarefa fácil mas não é. Quantos mais seguidores, mais aumenta o alcance da divulgação do seu conteúdo.

Verifique as dicas abaixo que preparamos para você conseguir seguidores reais e interessadas no seu conteúdo.

Dica especial!

Antes de falarmos das estratégias que irão fazer seu Instagram receber milhares de seguidores, fica aqui nossa dica para quem vai ter um ou mais perfis no Instagram e precisam de uma ferramenta que irá te ajudar não só a gerenciar seus perfis, mas atrair milhares de seguidores, só que de forma automática e sem tomar muito seu preciso o tempo! Clique aqui para ver o artigo onde avaliamos o InstaBoom e como ele funciona. Nós utilizamos aqui também o InstaBoom e aprovamos!

1.  Entenda bem sobre o aplicativo e a rede

Trata-se de um aplicativo gratuito onde é possível tirar e compartilhar fotos com os amigos e seus primeiros seguidores no Instagram.

Seguidor é toda aquela pessoa que opta por “seguir você”, e a partir dai tem acesso a todo conteúdo que você posta.

Conheça todas as funcionalidades que o Instagram pode oferecer para utilizar essa ferramenta da melhor forma possível.

2.  Modifique seu perfil para conseguir o máximo de engajamento e atrair seguidores reais

As pessoas precisam se interessar pelo seu perfil. Capriche na foto, pois ela, com o nome, e a descrição são o outdoor digital do seu Instagram que vai atrair a atenção das pessoas ou não.

Se você já tem uma conta no Instagram e precisa alterar os dados para conseguir mais atenção, siga esses passos:

Clique em Editar Perfil na parte superior da página;

Coloque o nome, de preferência o seu nome pessoal;

Seu nome de usuário precisa ser único. Se o nome que você quer já está sendo utilizado, adicione uma frase ou palavras que o distinguirão, mas nada muito extenso ou complicado de se ler. O nome de usuário é o que será usado para marcações, então ele tem que ser único e fácil de se lembrar;

Coloque a URL do seu site, se você tiver um. O famoso “link da bio”, que pode ser também um link para o seu canal no youtube, um site de referência, o site do seu negócio, ou um link sobre qualquer outro assunto que você queira destacar;

Faça uma descrição sobre si mesmo bem pessoal e envolvente sobre o que você é, ou o que você faz, podendo utilizar até alguns emojis se achar necessário.

3. Poste fotos que chamam a atenção das pessoas e que as façam querer interagir com você

tire boas fotos e mostre seu dia a dia

Imagens são o foco do aplicativo. Crie uma coleção de fotos que chame a atenção. Então, publique fotos originais para conseguir seus primeiros seguidores no Instagram.

Para isso, utilize suas próprias fotos, pois ninguém gosta de ver só fotos compradas, ou fotos virais sobre determinado assunto que já está batido.

Pense sempre antes de postar – “quem são as pessoas que estão vendo essa foto?”, – “o que vai chamar mais atenção?”, assim você será destaque no feed do seguidor e ele não vai passar pela sua postagem sem dar ao menos, uma curtida.

4. Adicione localização em sua postagem

Adicione sempre a localização na sua foto, lembrando também de colocar a # do local, assim sua foto será vista por pessoas que procurarem essa área.

O Instagram fornece a lista de locais para você escolher, mas você pode digitar qualquer lugar que desejar, ex. “Casa do Fulano”.

5. Crie conteúdos de qualidade

Crie imagens e vídeos que sejam interessantes para o seu seguidor. De nada adianta ter várias publicações se elas não tiverem qualidade e não agregarem um valor real para quem te segue.

Você precisa mostrar para as pessoas que sabe do que elas precisam, e demonstrar que você tem o caminho para que elas possam resolver seus problemas.

Lembre-se que seu foco não está apenas em vender, mas também em gerar conteúdo de valor para o seu público.

Defina qual é a persona do seu cliente ideal. Essa tática é muito valiosa pois permite personalizar o conteúdo que se adaptará aos desejos e necessidades do seu público–alvo.

6. Adicione uma legenda grande no seu post

Você pode escrever até 2.200 caracteres em um post, porém seu grande desafio é chamar atenção do seu seguidor nas três primeiras linhas, que são as que aparecem em cada foto.

O Instagram não permite quebras de linha, mas você pode fazer seu texto em um aplicativo de notas, e depois copiar e colar no feed.

Para usar espaço e pular linhas entre os parágrafos do texto no Instagram, você pode usar o caractere invisível, como mostraremos abaixo.

Com o caractere invisível, você pula linhas no Instagram, veja como usar:

Utilizar o caractere invisível é uma simples tarefa de copiar e colar.

Veja abaixo o passo a passo:

Copie o espaço que está entre as setas aqui aabaixo:

Apenas o espaço ENTRE elas, não as setas em si. >>⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀<<

Depois pule a linha normalmente no seu texto Instagram;

Cole o caractere invisível no espaço que irá ficar entre essas linhas.

Voltando ao tema do item 6, postar uma boa imagem é essencial, mas não é o suficiente.

Adicione mais valor com uma legenda longa e interessante para conseguir aumentar seus seguidores no Instagram.

Sendo assim, capriche nesses dois elementos, foto e legenda, que certamente fará toda a diferença ao chegar nos olhos do seu público. Fale a língua da sua audiência.

Você pode aproveitar citações e músicas, fazer associações, inserir emojis, fazer uso de gírias, etc.

Se você é um usuário ativo no Instagram deve ter percebido que duas coisas costumam ser bem interessantes lá:

Fazer perguntas para o público ou pedir para que marquem um amigo nos comentários. Você pode usar essas ferramentas para passar a sua mensagem com bom humor e ainda entreter as pessoas.

7. Adicione hashtags estratégicas

Há maneiras de aparecer para bem mais pessoas e uma delas é a #hashtag. Você pode adicionar as hashtags importantes para o seu nicho já na edição da sua publicação, ou se preferir, também pode fazer isso no próprio comentário do seu post.

Por exemplo, se o seu nicho for de vida saudável, e você postar uma foto de uma refeição saudável, pode utilizar #alimentacaosaudavel na legenda.

Mas tenha cuidado no momento de escolher as palavras que irão compor as suas hashtags. Além de ter a ver com o assunto da foto, elas precisam estar na língua que o seu público fala, portanto, cuidado ao colocar muitas palavras em gíria ou em outro idioma pois isso dificultará para que você seja encontrado por quem realmente interessa.

Todas as vezes que você publica e coloca uma hashtag específica, você consegue direcionar seu conteúdo para usuários que têm interesse no seu nicho. Você facilita a visualização de sua postagem para quem procura por algo específico.

Lembrando que para que as hashtags sejam eficientes é imprescindível que você saiba que seu perfil deve estar como público.

Para fazer isso é bem simples, basta acessar as configurações do seu Perfil e desmarcar a opção “Conta Privada”.

Aproveite a tendência e use as hastags que estão em alta no momento para promover seus posts. Um exemplo é a #tbt, que tem um pico toda quinta-feira. Se o assunto do momento tiver relação com seu negócio, então, as chances de ganhar novos seguidores aumentam.

Hashtags são uma boa maneira de se ganhar seguidores no Instagram, pois você consegue divulgar o conteúdo para quem procura por palavras chave, mesmo sem conhecer sua marca (ex: #cabeleireiro #sp).

Cuidado com o excesso e hashtags repetidas!

Apenas tome cuidado para não ficar repetindo em todos os posts, as mesmas hashtags, ou colocar hashtags muito populares, mas que nada tem a ver com seu perfil.

Fazendo isso você pode cair no filtro do algoritmo do instagram, e ter perdas consideráveis no seu alcance e em alguns casos, cair no filtro de spam e ter a conta suspensa.

8. Crie um cronograma para postar

posta sempre no instagram

Planeje as postagens com antecedência, focando sempre no objetivo da mensagem que você quer que seja passada.

Dessa forma, você garantirá o engajamento com o público e o alcance de novos usuários, que podem se interessar pelo conteúdo publicado.

Ao fazer um cronograma, coloque as ideias em um papel para publicações para o feed, Stories, IGTV e Reels bem detalhadas, detalhe quais recursos da rede social serão utilizados, qual será a legenda, se a publicação conterá um link externo e qual será o dia e o horário da postagem.

Assim, as fotos, vídeos e artes podem ser produzidas com antecedência e você não ficará nem um dia sem postar conteúdo em seu Instagram.

Você pode criar um cronograma em uma planilha simples de excel, definindo antes o dia e horário das postagens e para isso, vale consultar em qual período o seu público-alvo está ativo no Instagram, o que pode gerar mais engajamento nas postagens do feed.

A dica também vale para conseguir maior interação em conteúdo para Stories, como enquetes e caixas de perguntas, por exemplo.

Um dos grandes segredos para ganhar milhares de seguidores no Instagram, certamente é essa combinação: qualidade+entretenimento+constância=sucesso!

9. Localize os seus usuários-alvo e siga-os no Instagram

Localize seus concorrentes e comece a seguir os seguidores deles. Se essas pessoas escolheram seguir um usuário do seu nicho, elas também podem escolher seguir você. Faça isso várias vezes, inclusive para encontrar influenciadores da sua área.

10. Não siga outros perfis apenas para ganhar seguidores

Você pode e dever seguir outras pessoas, principalmente do nicho que irá atuar, mas não fique seguindo apenas para ganhar seguidores de volta e depois parar de seguir, isso também diminui seu alcance e ainda corre o risco de ter a conta bloqueada.

11. Faça vídeos ao vivo

Crie vídeos para o Feed e Stories diariamente. Os conteúdos em vídeo te ajudarão a ganhar seguidores no Instagram mais rápido.

Se você não estiver muito familiarizado na produção de vídeos, existem diversos editores de vídeos gratuitos e intuitivos, tanto para pc quanto para celular.

Se tiver receio em aparecer nos vídeos, vá aos poucos. Se você tem uma loja de roupas, comece publicando uma sequência nos stories mostrando os produtos da sua loja, enquanto você fica somente na locução.

Se não quiser aparecer, peça para alguma amiga ou parente para desfilar com suas roupas, e você pode dar destaque aos acessórios e criar uma sequência bem interessante.

Conforme for percebendo a reação positiva do público – que adora conhecer os bastidores das marcas e é capaz de se identificar com muito mais facilidade quando uma empresa tem uma “cara” – você se sentirá mais confiante para fazer os vídeos e também compartilhar alguns aspectos da sua vida que atribuam valor e personalidade à marca.

12. Use as suas publicações do Instagram em postagens de blogs

Se você quiser aprender uma estratégia sobre geração de conteúdo que está dando cada vez mais certo, utilize as suas publicações em postagens de blogs.

Organize e faça o planejamento do material que você quer ter em seu blog, e coordene-o com suas postagens no Instagram.

Você pode deixar o link na bio, sendo interessante você ter um tema principal por mês e cada dia da semana abordar um subtema. No final do mês você terá abordado 7 subtemas, com pelo menos 4 conteúdos sobre cada um.

13. Aprenda a analisar seus resultados

Você pode utilizar as informações que o Instagram gera para criar ações de melhoria em suas postagens.

Você pode medir o desempenho através de impressões, alcance, quantidade de visitas ao perfil, visualizações no stories, cliques no site, cliques para o e-mail, e as qualificações dos seguidores (gênero e idade, horário e dias de pico)

Com esses dados você pode entender o comportamento dos seus seguidores, e criar postagens mais especificas, que aumentarão seu engajamento e também a quantidade de seguidores que você terá ao analisar mais seus resultados.

14. Torne-se um membro ativo da comunidade

Outra dica valiosa para bombar seu instagram e ganhat muito seguidores, é Interagir com outros perfis, com curtidas e comentários, expresse sua opinião nas postagens de outras pessoas, que certamente será retribuído em seu perfil, recebendo novos seguidores que compactuam dos seus pensamentos, gostos, etc.

Lembre-se que o Instagram é uma comunidade de pessoas, você pode conhecer pessoas novas, aprender coisas novas. É um ótimo lugar para desenvolvimento pessoal e networking.

Não precisa ficar 24 horas conectado no Instagram, mas seja um participante ativo na rede, que isso lhe trará cada vez mais seguidores.

15. Pense em sua persona e analise a concorrência

Outra estratégia bastante valiosa para atrair bastante seguidores para seu perfil no Instagram, certamente é a importância de ter bem descrito e entender quem é sua persona, quem é o seu cliente ideal, do que ele gosta, o que ele faz, para que você consiga ter foco e direcionar suas postagens para esse público.

Qual é o tipo de publicação que vai atrair esse tipo de cliente?

O que você está publicando no momento e o que pode melhorar para atrair mais clientes como esse?

Essas são perguntas que você tem que se fazer constantemente, para manter o foco de suas postagens e direcioná-las ao seu perfil de cliente.

 Isso vai te ajudar a definir melhor as estratégias, quanto mais você pensar no público que quer atingir mais vai conseguir ganhar seguidores por conta das publicações que você fizer.

Você pode ter mais de uma persona, mais de uma estratégia, mas somente um foco: ganhar seguidores no Instagram. Direcione seu conteúdo a estratégias pré definidas que isso lhe trará mais sucesso em suas publicações.

16. Evite Spam

Ao interagir com outros perfis e seguir pessoas, você precisa tomar muito cuidado para não acabar fazendo Spam, como falamos agora pouco.

Não saia seguindo todo mundo só para que eles te sigam de volta, não interaja com quem não tiver nada a ver com o nicho que você está trabalhando. Não é assim que você vai conseguir mais seguidores de qualidade.

Usar as hashtags é uma boa, para ter certeza que os usuários que te seguiram de volta também estão envolvidos no mesmo conteúdo que o seu.

O Instagram também tem uma ferramenta que trabalha como um filtro automático de spam, que detecta mensagens indesejadas.

O Instagram utiliza deep learning para diferenciar os comentários gerados por usuários legítimos daqueles que constituem spam, seja para venda de produtos ou divulgação de perfis. A partir de agora, eles serão bloqueados automaticamente, não chegando nem mesmo a aparecerem para os utilizadores.

17. Promova concursos em seu perfil

Os concursos no Instagram são ótimos para você obter mais seguidores e aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Porém, cuidado com o risco de atrair pessoas erradas ou de ser um fracasso.

O objetivo do concurso não deve ser somente aumentar o número de seguidores. Você tem que querer aumentar a conscientização sobre a sua marca e engajar seus seguidores atuais.

Entre nesta página para aprender as regras dos concursos no Instagram.  Seu concurso deve ter regras, termos e requisitos de elegibilidade. E você precisa deixar claro que o concurso não é patrocinado pelo Instagram. Todo cuidado é pouco.

O Instagram é todo visual, mesmo no que diz respeito a concurso e sorteios. As imagens do concurso devem ser interessantes e atraentes.

Entregue um prêmio relevante, que tenha a ver com a sua marca ou o setor que você está trabalhando, prêmios genéricos tendem a atrair seguidores que adoram coisas gratuitas, mas não estão exatamente interessados nos seus produtos ou em sua empresa.

18. Entre em contato com influenciadores digitais

faça parceria com influenciadores

Os influenciadores digitais são aquelas pessoas que conseguiram destaque nas mídias sociais falando sobre determinado assunto. Geralmente, eles interagem muito com os seguidores, conquistando números expressivos e chamando a atenção das marcas. Realizar parcerias com eles pode ser uma forma de aumentar sua audiência e conquistar ótimos resultados.

Antes mesmo de começar a procura por parceiros, é necessário estipular quais são os objetivos que devem ser alcançados.

Você pretende aumentar o número de seguidores? Quer aumentar a visibilidade para produtos específicos? Fazer com que o público tenha mais segurança com sua marca? Para cada resposta, haverá um perfil diferente de influenciador indicado para seu negócio.

Os influenciadores podem atuar em vários nichos, como moda, culinária, tecnologia, beleza, entre outros.

Para que você tenha um resultado expressivo com essa estratégia, é necessário escolher aquele que alcance o seu público-alvo.

Além dos números, verifique que tipo de comentários o perfil recebe, a frequência e qualidade dos posts, se o influenciador já possui parcerias com marcas concorrentes e qual é o seu perfil. Por exemplo: ele é polêmico? Divertido? Sério?

E dê liberdade para que o influenciador use sua criatividade ao divulgar sua marca.

Os consumidores buscam espontaneidade no relacionamento com as marcas no Instagram.

Investir na parceria com influenciadores digital é uma maneira eficaz de conquistar mais seguidores e alavancar o seu negócio.

19. Harmonize seu feed

Pense nas cores que vão lembrar a sua marca ou o seu negócio e trabalhe com elas no seu feed do Instagram.

Você precisa mostrar as pessoas que visitam seu perfil do Instagram que vale a pena segui-lo. Organizar o feed é como guiar um potencial comprador ou contratante pelo caminho mais fácil até a ação desejada.

Mas lembre-se, harmonioso, mas que o conteúdo seja de qualidade e útil para seus seguidores. Não adianta nada ter um bom design e não agregar em nada na vida das pessoas que te seguem, certamente logo elas vão deixar de te seguir.

20. Mantenha consistência em suas publicações

Manter a constância nas postagens do Instagram é importante para quem deseja destacar seu perfil comercial.

Pensando nisso, selecionamos 6 dicas que irão te ajudar a manter a consistência em suas publicações e ganhar seguidores com isso:

Automatize suas tarefas: programe suas postagens

Antecipe suas ações: desenvolva um calendário para evitar imprevistos no meio do caminho

Crie blocos de anotações: divida os dias em que você vai pesquisar conteúdo, outros para escrever, dias para criar imagens, etc.

Organize seus arquivos

Elimine as distrações: assegure que nada se perca no caminho

Gerencie o conteúdo

21. Faça parcerias

Conheça outras pessoas do seu mercado, que é fundamental para você criar novas parcerias.

Por exemplo, se você trabalha com moedas e cambio, é fundamental que tenha parcerias com agências de turismo, que podem lhe indicar clientes para compra de moeda quando compram alguma viagem.

É interessante ter conteúdos com outras pessoas que já são conhecidas, que o público já gosta, assim tanto sua audiência passa a conhecer o perfil dessa pessoa como o público dela tem acesso aos seus conteúdos

22. Invista em anúncios e divulgue o seu Instagram

Utilize suas outras redes sociais para divulgar o seu Instagram, compartilhando suas publicações. Isso ajudará para que outras pessoas que você tenha no Facebook ou no Twitter por exemplo também te siga no Instagram.

Outra opção não tão barata, são os anúncios, o Instagram tem uma ferramenta de anúncios, o Instagram Ads. Com ele, é possível criar campanhas a partir de R$5,40 por dia e ter um ótimo alcance para atrair novos seguidores, divulgar seus produtos e serviços e segmentá-las para um público específico.

É possível usar essa estratégia para fazer suas publicações chegarem para mais pessoas e, assim, criar uma comunidade de seguidores engajados.

Você também pode criar e gerenciar suas campanhas de publicidade no Instagram ou Facebook, diretamente no gerenciador de anúncios.

23. Publique no stories diariamente

story do instagram

Os stories são publicações curtas que aparecem no topo de feed e duram 24 horas.

É uma funcionalidade imediata e instantânea, é muito interessante para mostrar o dia a dia seu ou de seu negócio e se aproximar do público.

Nele você pode fazer uma caixinha de perguntas ou criar uma enquete, postar boomerangs e adicionar inúmeros efeitos ao seu vídeo.

24. Não compre lista de seguidores

Comprar seguidores pode ser atrativo quando você pensa na quantidade que você pode ter, mas isso não fará o seu negócio alavancar.

As listas de seguidores são perfis aleatórios, e essas pessoas não estarão te seguindo por gostar do seu negócio ou estar no mesmo nicho de trabalho que o seu, sendo assim, seu engajamento cairá e de nada adiantará ter investido nessa estratégia.

Mesmo que depois de um tempo essas pessoas precisem do seu produto/serviço, por terem tido uma primeira má impressão com seu negócio, elas vão acabar procurando outros perfis.

25. Conecte seu Instagram a outras redes

Para conectar seu Instagram a outras redes que você também utiliza, acesse as configurações do Instagram e em “Configurações de conta” selecione Contas vinculadas”.

Você pode compartilhar as suas publicações no Facebook, Twitter, Tumblr, OK.ru e Ameba, aumentando o alcance do seu perfil e ganhando mais seguidores.

26. Utilize novas ferramentas dentro do Instagram

Essa é uma dica de ouro! Sempre utilize novas ferramentas dentro do Instagram. Por ser uma novidade, essa ferramenta terá um alcance maior, pois o “tio Mark” está querendo que esse lançamento seja mais um sucesso, que em muitas das vezes, está concorrendo com outra ferramenta já famosa.

Um grande exemplo do momento é o Reels, onde seu alcance está ainda maior, pois é uma ferramenta para concorrer com o TikTok, evitando que a plataforma continue perdendo audiência, já que em 2020,o TikTok foi app mais baixado no mundo!

Beto Serrano

Em um relacionamento sério com o marketing digital desde 2003. CEO da agências CAS Web e de tantos outros projetos, que se for descrever cada um aqui, vai faltar caracteres nessa bio 😝 Sendo assim, irei compartilhar aqui no blog e em nossas redes sociais, toda minha experiência na área e claro, novidades do mercado que iremos aprender juntos! Escolha abaixo alguma rede social para seguir e ficar atualizado!

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