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Dropshipping: O que é, como fazer e melhores produtos

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Dropshipping o que é

Dropshipping é um termo cada vez mais conhecido por quem tem um e-commerce hoje em dia. Ele foi popularizado pela atuação de grandes varejistas do mercado digital, principalmente (mas não somente) por Amazon, Mercado Livre e outras que permitem a venda de terceiros.

Hoje, vou ensinar em detalhes como o dropshipping funciona e os motivos pelos quais cada vez mais empreendedores têm aderido a esta modalidade. No final, você vai ser capaz de decidir você mesmo se o dropshipping é o melhor para o seu negócio ou não. Continue lendo!

O que é?

Pois bem, como você já deve ter entendido até aqui, dropshipping é uma modalidade de negócios que funciona na internet. Ele é utilizado pelos chamados e-commerces, que são negócios online.

Como você também já deve ter notado, este termo dropshipping é inglês. Na verdade, ele deriva de uma junção de duas palavras, que são drop e shipping. A primeira delas pode ser traduzida como “largar” ou como “entrega”; a segunda, como “remessa”, “envio” ou até mesmo “frete”.

Como resultado, já é possível ter uma ideia um pouco mais precisa do que esse conceito significa, certo? Na verdade, a ideia é uma só: a armazenagem e a entrega dos produtos fica por conta de outra empresa, e não daquela que está vendendo.

Ou seja, o vendedor funciona quase que como um intermediário. De fato, é ele quem está realizando a venda, mas não é quem estoca e nem quem entrega os produtos. O vendedor recebe a ordem de compra do cliente e repassa ao fornecedor, que é quem cuida do resto.

Essa forma de lidar com o estoque e a entrega é o que pode conferir algumas das vantagens e das desvantagens do dropshipping, como vou falar mais adiante. Agora, é importante que você entenda como isso pode ser um facilitador em termos logísticos, especialmente para empresas menores.

É importante ressaltar também que o dropshipping é a única modalidade em que a empresa pode atuar sem estoque que é completamente legalizada no Brasil. Por isso, você não tem quaisquer problemas de incorrer em ilegalidades.

Você se lembra de uma prática que era (e ainda é) comum, de emissoras de televisão que, em determinados programas, oferecem produtos à venda através do telefone? Essa é basicamente uma forma de dropshipping, como você vai ver na próxima seção.

Como funciona o dropshipping?

Agora que você já entendeu exatamente o que é o dropshipping, precisa entender como ele funciona de fato. Já antecipei algumas coisas, inclusive dei o exemplo dos programas televisivos que vendem por telefone.

Pense exatamente como funciona: a venda acontece por lá, mas obviamente não é a emissora quem entrega. Isto é feito de forma terceirizada, saindo diretamente do fornecedor, que é quem cuida do estoque e da entrega.

Passando agora para a internet, esta prática é muito comum também entre varejistas chineses, que utilizam plataforma como o eBay ou o AliExpress. Você certamente já deve ter visto ou ouvido falar por aí.

Isto se aplica, então, ao seu negócio na internet, caso queira atuar dessa maneira. Para entender exatamente como tudo isto funciona, gosto de separar em quatro etapas distintas e complementares. Veja:

1. Escolhendo o fornecedor ideal

No dropshipping, mais do que em qualquer outro negócio, escolher bons fornecedores é fundamental. Isto porque eles têm um papel mais relevante na cadeia logística e podem afetar diretamente no sucesso do seu negócio.

Para escolher os melhores, você precisa fazer uma boa prospecção. É necessário tanto importar as listas de produtos de cada parceiro quanto entender a malha logística que ele segue, para evitar erros.

Nos listamos os 64 melhores fornecedores de dropshipping em um guia completo aqui no site que pode ser visto aqui: Os 64 Melhores fornecedores de dropshipping em 2021 (internacionais e nacionais) .Certamente você irá encontrar nesses fornecedores, as melhores variedades de produtos para vender. Logo abaixo também listamos quais são os produtos. Não deixe de ver!

2. Entendendo como ocorre a compra

Por ser dropshipping, não muda nada nas etapas de compra dos clientes. Você precisa, apenas, investir no marketing digital para atrai-los.

3. O momento do pagamento

Quando as ordens de compra forem realizadas e o pagamento for aprovado, automaticamente seu site deve encaminhar o pedido ao fornecedor. Daqui até a entrega, é com eles.

4. Como ocorrem as entregas

A entrega é responsabilidade dos fabricantes. Exija códigos de rastreio, de modo que você possa atualizar o status da venda para o seu cliente acompanhar.

Prós – Vantagens do dropshipping

vantagens e desvantagens do dropshipping

O dropshipping tem muitas qualidades, assim como também tem alguns problemas em potencial. Meu dever aqui é apresentá-lo a ambos. Já adianto que se você souber atuar adequadamente, os benefícios devem superar os possíveis problemas.

1. Reduz gastos

Em primeiro lugar, lembre-se de que, com o dropshipping, você não precisa de nenhum espaço físico. Ou seja, custos de aluguel de galpão, de luz, de passagens para funcionários e tantos outros são economizados.

2. Facilita a logística

Além de reduzir os gastos, a logística também é facilitada. Isto porque a empresa não precisa se envolver com aspectos trabalhosos, como a da armazenagem e a da entrega. Isso acaba sendo terceirizado.

3. Ideal para quem está começando

Por conta das suas características, o dropshipping exige baixos investimentos para que o negócio comece a funcionar. Como resultado, é ideal para quem está começando a empreender e ainda não possui muitos recursos.

4. Dá flexibilidade

Como você não está fisicamente preso a lugar nenhum, o dropshipping permite uma boa flexibilidade. Você pode cuidar da sua empresa até se estiver em movimento, ou então do local que considerar ideal.

5. Fácil para o cliente

Não há qualquer tipo de prejuízo para o cliente, caso seus fornecedores sejam de qualidade. Ele compra de forma segura, acompanha o status de entrega do pedido e recebe normalmente.

6. Permite oferecer mais produtos

Uma vez que você não precisa ter os produtos estocados, pode aumentar o número do que deseja oferecer aos clientes. Ou seja, fica fácil até mesmo para testar a venda de novos produtos ou de colocar aqueles menos vendidos.

7. Favorece o crescimento da empresa

Muitas empresas tradicionais têm problemas para crescer exatamente pelo espaço físico, que exige investimentos gigantescos. Com o dropshipping, esse problema é evitado.

Contras – Desvantagens do dropshipping

Bom, os benefícios do dropshipping são mesmo bastante atraentes. Só que, como tudo na vida, nem tudo são flores. Sim, podem ocorrer alguns problemas, especialmente se você descuidar com os fornecedores.

1. Problemas com a entrega

Lembre-se sempre de que no dropshipping sua empresa não estoca nem entrega, fica tudo a cargo do fornecedor. Então me diga: o que acontece se este fornecedor não for confiável?

Como imagino que você deve ter respondido, podem ocorrer problemas na entrega. Dependendo do tipo deles, isto pode até virar questão judicial. Então, a lição é: escolha muito bem seus fornecedores.

2. Erros de integração de sistemas

Um outro problema potencial também está ligado ao fato de que não é você quem entrega os produtos.

Pense que, quando você recebe a ordem de compra, seu sistema deve repassar automaticamente ao do fornecedor, que é quem assume a partir deste momento.

Só que pode ser que haja algum problema na integração dos sistemas, ainda que isto seja incomum. Neste caso, pode ser tanto que seu site não envie nenhuma informação ao fornecedor ou que envie informações insuficientes.

Ou seja, haverá um problema na entrega. O cliente pode não receber nada, pode receber apenas parte do que realmente comprou ou então pode receber alguma coisa completamente distinta.

3. Menor lucratividade

Lembre-se novamente de que boa parte da logística fica com o fornecedor. Por isso, em alguns casos, a lucratividade pode acabar sendo um pouco inferior do que se você cuidasse de tudo. No entanto, isto pode ser compensado por outros ganhos.

Quais os melhores produtos para vender no dropshipping ?

Para finalizar, preparei uma lista especial com os melhores produtos para vender no dropshipping.

Os critérios que utilizei foram o potencial de lucratividade, o número de concorrentes, a demanda, entre outros.

Roupas: os mais buscados são pijamas, conjuntos de roupas infantis, casacos (masculinos e femininos) e roupas de ginástica.

  • Calçados: tênis e botas estão entre os mais procurados.
  • Utensílios de cozinha: itens básicos, como jogos de chá, jogos de panela e eletrodomésticos em geral estão sempre em alta.
  • Itens de ginástica: tapetes para exercícios, pesos e outros têm sido bastante vendidos, especialmente em tempos de isolamento social.
  • Casa e decoração: cadeiras, mesas, escrivaninhas e outros.
  • Brinquedos: com as crianças cada vez mais em casa, os pais têm investido em bonecos, bonecas, blocos de montar, casinhas, etc.
  • Cosméticos: perfumes, maquiagens, óleos e cremes, produtos para cabelos, entre outros.
  • Eletrônicos: o mercado de eletrônicos é um dos que oferecem maior margem de lucro, especialmente com celulares, notebooks e itens para computadores.

Em resumo, a prática do dropshipping pode ser muito rentável se você souber fazer tudo da forma certa. Siga essa publicação como um manual para sempre que estiver em dúvida.

Beto Serrano

Em um relacionamento sério com o marketing digital desde 2003. CEO da agências CAS Web e de tantos outros projetos, que se for descrever cada um aqui, vai faltar caracteres nessa bio 😝 Sendo assim, irei compartilhar aqui no blog e em nossas redes sociais, toda minha experiência na área e claro, novidades do mercado que iremos aprender juntos! Escolha abaixo alguma rede social para seguir e ficar atualizado!

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