Carregando

Type to search

Empreendedorismo Digital

Home Office: o que é, como trabalhar, vantagens e desvantagens

Compartilhe
home office como trabalhar tipos o que

O trabalho home office é cada vez mais uma realidade no Brasil e no mundo. Esta já é uma tendência que vem de anos, e é capaz de gerar economia de custos para as empresas e oportunidades de empreendedorismo para autônomos.

Em meio à pandemia, no entanto, o trabalho home office tem ainda outra razão que o fez crescer ainda mais. Com a necessidade do isolamento social, muitos ficam em casa. Para saber mais sobre o trabalho home office de forma geral, continue lendo!


Dica muito importante!

Para quem está iniciando agora no Home Office e quer evitar muitos erros e ainda fazer as escolhas certas principalmente para já poder gerar renda logo no começo, dificuldade muito comum que a maioria acaba tendo no início e que acaba desistindo.

Para evitar essa falta de direção e poder contornar tendo sucesso, existe um curso que recomendamos e com um custo bem baixa, é o curso Profissão Home Office que você pode saber como funciona aqui. Um guia completo que tiramos todas as dúvidas, vale a leitura!


O que é trabalho Home Office?

A expressão trabalho home office já diz muito sobre o que é esta forma de trabalho. Na língua inglesa, “home” significa casa, enquanto “office” significa “escritório”, em termos literais. Então, é basicamente o mesmo que em português falamos com a expressão de “trabalho em casa”.

Com a pandemia de covid-19, em 2020 o trabalho home office cresceu a níveis pouco vistos anteriormente. Muitas pessoas preferiram ficar em casa, por conta da necessidade do isolamento social.

Na verdade, em certo ponto, somente quem exercia serviços considerados essenciais (médicos, enfermeiros, jornalistas, entre outros) puderam sair às ruas para trabalhar normalmente. Todo o resto, ficou restrito a trabalhar de casa.

Isto ocorreu no mundo todo, e não somente no Brasil. Só que se engana se você pensa que isto era incomum até 2020 e que foi uma inovação que a covid-19 trouxe. Pelo contrário, vem de antes.

Esta notícia de 2015, do Estadão, por exemplo, traz alguns bons dados. Ele expõe que, naquele ano, já eram mais de 12 milhões de pessoas trabalhando com home office. Embora muitos sejam autônomos, 36% das empresas já aderiam à modalidade.

E de fato já existe até mesmo uma Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, que desde 1999 atua com o tema do trabalho à distância. Ou seja, já é algo muito bem consolidado no Brasil.

Como funciona trabalhar Home Office?

De forma geral, o que é trabalho home office já deve ter ficado bem fácil de entender. Da mesma maneira, compreender como ele funciona não está muito distante disso. Na verdade, a própria legislação brasileira ajuda a resolver o assunto. Veja o que ela diz:

Art. 75-B. Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

Parágrafo único. O comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho.’

Este texto está na Lei Nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Perceba os elementos que ela traz para definir trabalho home office, os quais já haviam sido mencionados anteriormente e podem se resumir a dois:

Ocorre fora das dependências do empregador (se houver empregador)

Há a utilização de tecnologias de informação e comunicação distintas (computadores, por exemplo)

É claro que, se você for autônomo, então não haverá empregador. Ainda assim, esta mesma lógica se aplica. Em resumo, trabalho home office é aquele que você poderia fazer em outro lugar, mas faz em casa.

Vantagens de trabalhar em Home Office?

antagens e desvantagens trabalho home office em casa

Pois bem, até este ponto você já deve ter entendido bem que o trabalho home office já é bem popular. Além disso, já compreendeu o que ele de fato é e como ele funciona na prática. Agora, quais são as vantagens do trabalho home office?

1° Reduz custos

O primeiro grande ponto positivo desta modalidade de trabalho é a redução de custos financeiros. Sem ter a necessidade de pagar transporte, por exemplo, a empresa já reduz custos e o empregado (ou autônomo) também.

2° Economiza tempo

Outro fator que demonstra o benefício do trabalho home office é a economia em termos de tempo. Pense novamente no transporte: muitas pessoas passam horas no trânsito apenas para ir e vir do trabalho. Essa economia é bem vista especialmente pelos trabalhadores.

3° Permite uma maior flexibilidade de horários

Há mais uma vantagem relacionada ao tempo. É a flexibilidade de horários. Isto porque, em geral, quem trabalha de casa pode escolher os períodos do dia em que quer trabalhar.

Você precisa ir ao médico segunda à tarde? Tudo bem, porque pode compensar à noite – ou em outro dia da semana.

4° Melhora a qualidade de vida do profissional

Com tudo isso, já fica bastante evidente que a qualidade de vida do profissional melhora. Com mais tempo à disposição, você pode realizar atividades de lazer ou até pessoais que antes não poderia.

5° Permite uma melhor interação entre as vidas privada e profissional

Um último ponto, por fim, é a capacidade de interação entre as vidas privada e profissional, que pode melhorar. Se você gerir isto bem, consegue ter mais tempo para você e, também, prestar mais atenção no trabalho.

Desvantagens do Home Office

Além desses benefícios de trabalhar em casa, porém, existem também desvantagens do trabalho home office. Estes problemas podem ser superados com um bom trabalho de equipe, mas você precisa prestar atenção.

1° Erros de comunicação

O primeiro problema é na comunicação, principalmente se você trabalha em empresa. Pense que para se comunicar com seus colegas, não basta ir até a outra sala. A logística é mais complicada, mas isto pode ser superado.

2° Problemas de suporte técnico

Quem trabalha em empresa, geralmente tem um setor de suporte técnico. Eles consertam os problemas que surgirem. Em casa, porém, você não tem isso. Portanto, o suporte do trabalho home office é mais demorado.

3° O problema da distração

Quem está em casa, também está mais próximo dos parentes, dos pets, da sua televisão e de um mundo de coisas que pode levar à distração. O ideal é separar um escritório só para o trabalho, onde ninguém nem nada possa atrapalhar você.

4° Rotina prejudicada

O quarto e último ponto entre as desvantagens do trabalho home office é a dificuldade para criar uma rotina de trabalho. Novamente, isto está ligado às distrações que você tem em casa. Não dá para esperar a vontade vir para ir trabalhar. Você precisa criar horários rígidos e segui-los – da mesma forma que faria se estivesse em um escritório.

Quais áreas e quais trabalhos pode realizar

Bom, já falei muito sobre o que é trabalho home office, de suas desvantagens, dos seus benefícios e de como ele realmente funciona. Agora vou passar para uma fase mais prática, com conselhos de quais trabalhos realizar. Meu critério aqui é o de trabalhos mais lucrativos.

1° Gestor de mídias sociais

Se há uma tendência no nosso mundo atual, é o crescimento que as redes sociais têm. Elas servem, hoje, não apenas para pessoas físicas, mas para divulgação de empresas e até influenciadores digitais. Todos estes precisam de alguém para gerir as suas mídias. Este é, portanto, um bom trabalho home office.

2° Afiliado digital

Outra ideia interessante é atuar no marketing de afiliados. O que um afiliado faz, neste caso, é promover produtos de terceiros em plataformas como Eduzz, Monetizze ou Hotmart, ganhando uma comissão em troca disso.

3° Produtor de infoprodutos

A terceira ideia para trabalho home office vem na linha da anterior. Aqui a sugestão é que, em vez de ser afiliado, você seja o criador do infoproduto. Pode ser um curso, por exemplo, de algo que você tenha um bom conhecimento.

4° Redação freelance

Outro nicho que pode ajudar a gerar renda extra é o trabalho de redação como freelancer. Em geral, as plataformas online podem ser boas portas de entrada, permitindo que você se associe a empresas ganhando mais.

5° Loja virtual

Algo que requer um certo investimento inicial, mas que depois pode compensar, é atuar no e-commerce. Abrir uma loja virtual tem menos gastos, e dependendo do modelo de negócio você não precisa nem de estoque.

6° Aulas online

O trabalho home office com aulas online vem crescendo muito. Você pode dar aula de reforço a alunos em idade escolar, a universitários em determinadas disciplinas (cálculo, por exemplo) ou de idiomas.

Principais dificuldades

As principais dificuldades do trabalho home office estão relacionadas às desvantagens sobre as quais já falei mais acima.

Como aponta o próprio governo federal, algumas pesquisas foram feitas e trazem números interessantes durante a pandemia, e podem nos trazer alguma luz.

É interessante notar que a maioria das empresas notou a existência de pelo menos uma dificuldade (67% delas).

Isto ocorreu provavelmente porque não estavam preparadas previamente, e tiveram de adotar o modelo home office de qualquer maneira.

Isto acaba incidindo em fatores como a dificuldade em dar suporte aos trabalhadores ou até a problemas de comunicação. Além disso, muitas empresas sequer ofereceram ajuda de custo para os seus funcionários.

Pense que, se você quer fazer o seu funcionário trabalhar de casa, ele precisa de equipamentos básicos, como um computador e acesso à internet. Sem eles, não há como trabalhar – seja na empresa ou fora dela.

Tenha em mente que sua empresa já estará economizando em fatores importantes, como no espaço físico e na luz. Não tente exagerar nesta redução de custos ao ponto de cortar os equipamentos da sua equipe, ou pode gerar problemas nos resultados finais.

Dicas importantes

Seguindo, então, esta parte mais prática do artigo, chegou a hora de dar dicas importantes sobre o trabalho home office. Elas são mais voltadas aos trabalhadores, mas também podem ser adotadas pelas empresas que empregam pessoas nestas condições.

1° Separe um espaço na casa

Esta primeira dica, já mencionei brevemente antes. Você deve separar um espaço na casa somente para o trabalho home office. Não tenha televisão nem nada similar lá. Assim, evitará distrações.

2° Faça checklists

Outra dica é fazer checklists com seu planejamento. O que você quer fazer e quando? Realize e marque como feito.

3° Crie uma rotina

Não adianta nada trabalhar 12h num dia se você não aguenta. Assim, logo estará com mais estresse do que no trabalho presencial. Ou seja, estará ainda pior. Por isso, crie uma rotina em que irá trabalhar da hora X à hora Y a cada dia.

4° Não seja 100% trabalho

A última dica é relacionada à anterior. Não seja 100% trabalho; isto é, dedique um tempo também às atividades de lazer. Saia para caminhar, assista séries e filmes, etc – sempre fora do horário de trabalho, claro.

Onde encontrar vagas Home Office

Para finalizar, segue uma lista de exemplos sites em que você pode encontrar trabalho home office. Eles são diversos e apresentam muitas opções. Analise cada um e veja qual se adequa mais ao seu perfil. Procure ainda mais opções de sites, se quiser!

Para concluir, esta modalidade de trabalho tem aumentado bastante por conta das suas vantagens e igualmente pela crise. Independente de qual seja seu motivo, você pode se adaptar a ele e tirar vantagem. Siga as dicas e aproveite!

Beto Serrano

Em um relacionamento sério com o marketing digital desde 2003. CEO da agências CAS Web e de tantos outros projetos, que se for descrever cada um aqui, vai faltar caracteres nessa bio 😝 Sendo assim, irei compartilhar aqui no blog e em nossas redes sociais, toda minha experiência na área e claro, novidades do mercado que iremos aprender juntos! Escolha abaixo alguma rede social para seguir e ficar atualizado!

  • 1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *